ROCHAS SEDIMENTARES QUIMIOGÉNICAS

As rochas sedimentares quimiogénicas formam-se em ambiente aquático e resultam da precipitação de sedimentos químicos dissolvidos numa solução aquosa. São exemplos destas rochas o sal-gema, o gesso e os calcários quimiogénicos

O sal-gema e o gesso são rochas sedimentares que se formam por evaporação de águas salinas, sendo, por isso, designados evaporitos. A evaporação origina depósitos de cristais de halite (cloreto de sódio, o sal de cozinha vulgar).

 

 

 

Os calcários são rochas sedimentares muito vulgares em Portugal. Apresentam variadas cores, sendo geralmente claros, mas também existem negros. Identificam-se por fazerem efervescência com os ácidos. O calcário é constituÍdo por um mineral denominado calcite (carbonato de cálcio).

 

 

As estalagmites e as estalactites são exemplos de rochas que têm origem em substâncias dissolvidas na água.

As Grutas de Santo António e de Alvados, perto de Fátima, formaram-se a partir de uma solução de água e bicarbonato de sódio que, ao longo de milénios, se foi infiltrando no subsolo, formando grutas; pingando lentamente, gota a gota, do seu tecto, originou estalactites e estalagmites. Quando uma estalagmite se une a uma estalactite forma-se uma coluna.

 

 

 

 

 

O processo de dissolução dos calcários origina o modelado cársico, caracterizado por diferentes estruturas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A - Lápias: corresponde às formas escavadas e em relevo, resultantes da dissolução, que “esculpe” as rochas calcárias que afloram à superfície ou que estão cobertas por uma camada de solo.

B - Terra rossa: trata-se de um depósito argiloso, resultante da acumulação de certos componentes como argilas, areia fina e óxidos de ferro, que existem geralmente no seio dos calcários e que ficam retidos como um solo residual, no fundo dos sulcos.

C - Gruta: cavidade subterrânea natural

D - Dolina: Pequena depressão mais ou menos circular, entre a dezena e acentena de metros.

E - Algar: poço natural, às vezes muito profundo, que estabelece a ligação entre a superfície e a rede de grutas.

 

Rochas Sedimentares | Rochas Sedimentares Detríticas | Rochas Sedimentares Biogénicas

2009 Nelson Nuno Lira

Make a Free Website with Yola.