ROCHAS SEDIMENTARES DETRÍTICAS

Estas rochas formam-se por acumulação de sedimentos de diferentes dimensões, resultantes da alteração e desagregação de rochas pré-existentes. Se os sedimentos se encontram soltos, as rochas sedimentares dizem-se detríticas não coerentes. Se os sedimentos estão ligados entre si, as rochas dizem-se detríticas coerentes.

As areias são rochas móveis, permeáveis, que podem ser classificadas como grosseiras, médias ou finas, de acordo tamanho dos seus grãos. A sua cor é muito variada, de acordo com a sua composição


Os arenitos são areias consolidadas por um cimento natural. Os conglomerados resultam da união, por um cimento natural, de balastros mais ou menos arredondados. Se os balastros são angulosos, a rocha designa-se brecha.


As argilas são rochas resultantes da alteração química dos feldspatos e das micas. A composição mineralógica de pode ser muito diversa e incluir partículas finíssimas de feldspatos, micas e até quartzo. Formam com a água uma pasta moldável e, quando bafejadas, cheiram a barro. Podem apresentar cor variada, de acordo com a sua composição. Quando a cor é branca designa-se caulino.

 

 

 Rochas Sedimentares | Rochas Sedimentares Quimiogénicas | Rochas Sedimentares Biogénicas   

2009 Nelson Nuno Lira

 

 

Make a Free Website with Yola.